Conheça a experiência de governo de Marília Campos em Contagem, de 2005 a 2012, em quatro cadernos

01/07/2015 | Nossas cidades

A deputada Marília Campos governou Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por oito anos, de 2005 a 2012. Ao final de seu governo foi realizada uma ampla síntese de sua experiência exitosa em quatro cadernos, que podem ser lidos ao fim deste post em PDF. 

Marília escreveu uma apresentação que reproduzimos a seguir: 

Tempo de agradecer

Após oito anos de mandato deixei a Prefeitura de Contagem com a agradável sensação de dever cumprido e preparada para novas experiências e outros projetos. Vivo um tempo bom, de estudar, colocar a leitura em dia, de ver muitos filmes e de intensa convivência familiar. Um dia a dia prazeroso, sem a correria da agenda cheia, com tempo para os amigos e amigas e para saborear os pequenos e muitos prazeres da vida.

Foi deste lugar, de desapego ao que passou e de vivência plena de novos tempos, que recebi este precioso presente: uma Revista que registra os resultados de nosso trabalho coletivo. Um presente que quero compartilhar com você.

Trata-se de um relato rico e apaixonado, fruto dos estudos feitos pelo autor José Prata Araújo durante os anos da nossa gestão. Durante este tempo, José, meu marido, foi um ouvinte atento, um militante atuante e um grande pesquisador e sistematizador. Foi incansável em escutar de forma atenta e carinhosa os meus longos relatos e desabafos. Eram diários, e às vezes aconteciam até no meio de noites de insônias. Ele sempre esteve presente, de forma participativa nos fóruns sociais e partidários que discutiam a cidade e as políticas públicas que colocamos em prática. Além de acompanhar os indicadores locais, José os comparava com os de outros municípios do estado e do país. E assim deu uma contribuição grandiosa na elaboração de propostas e o faz agora ao registrar para a posteridade, de forma detalhada, as principais realizações do nosso Governo.

Sua participação ativa e voluntária o fez parte da nossa equipe, e o relato que ele faz nos quatro fascículos desta publicação retrata o sentimento das centenas de pessoas anônimas que contribuíram na construção daquilo que deixamos. E como é bom andar pelas ruas e praças e perceber o quanto as pessoas estão contentes e satisfeitas com as mudanças e melhorias que foram feitas.

Cada governo tem um tempo seu. Hoje novos desafios e novas exigências estão colocados e é preciso seguir em frente. O nosso tempo foi de reconstruir a cidade e a Prefeitura como instituição. Foi também o de cuidar das pessoas, resgatar a cidadania, ajudar a construir uma cultura de direitos e deveres.

E isso se fez com uma cuidadosa escolha da equipe, que foi capaz de garantir tantas conquistas. Por isso agradeço a cada um e a cada uma que me ajudaram a governar. Ao secretariado, aos servidores públicos efetivos e de recrutamento amplo, aos parceiros dos governos federal estadual e municipais, ao empresariado e às lideranças populares, religiosas e sindicais, que estiveram unidas no mesmo objetivo de transformação. Juntos não aceitamos a imposição cultural de que o município fosse a periferia da Capital. Exigimos compromisso e respeito ao não aceitamos que os políticos só viessem em épocas eleitorais. Juntos conseguimos inserir Contagem em uma agenda metropolitana, nacional e internacional.

Foram oito anos de muito esforço. E de muitas alegrias ao ver os sonhos das pessoas se realizarem. Valeu a pena. E a continuidade do que deixamos vai depender da capacidade que a população tiver de se apropriar do que foi feito. 

Registro aqui minha homenagem póstuma ao Avair Salvador, o Gordo do Riachinho, nosso primeiro líder de Governo na Câmara em 2005 e o último, em 2012, e em nome dele agradeço a todos os vereadores e vereadoras que nos ajudaram a construir uma cidade melhor. Agradeço ainda ao vice-prefeito Agostinho Silveira, que esteve sempre ao meu lado durante os dois mandatos. E serei eternamente grata a minha mãe, Silvia, companheira e parceira, aos meus filhos Pedro e Vinicius e a minha filha Natália, pelo carinho e compreensão.

Um abraço a todos e todas e boa leitura.

Marília Campos

cadernos.jpg

 

Os quatro cadernos em pdf

*Acesse aqui, em PDF, o Caderno 1 – O legado de Marília em Contagem

*Acesse aqui, em PDF, o Caderno 2 – Contagem mais justa e com mais oportunidades

*Acesse aqui, em PDF, o Caderno 3 – Um marco no desenvolvimento urbano

*Acesse aqui, em PDF, o Caderno 4 – Marília investiu nas oito regiões de Contagem