Copasa garante que, com captação de água do Rio Paraopeba, abastecimento na Grande BH está garantido. Veja o vídeo.

28/10/2015 | Meio ambiente

Informa a Copasa: “Para garantir o fornecimento de água aos mais de cinco milhões de habitantes da Região de Belo Horizonte (RMBH), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está realizando a obra para a implantação da captação de água do Rio Paraopeba, em Brumadinho. Com investimento total de R$ 128,4 milhões, aportados pelo Governo de Minas, a intervenção consiste em captar 5.000 litros de água bruta por segundo do Rio Paraopeba. Por meio de aproximadamente 6.500 metros de adutoras de aço, com diâmetro de 1,5 metro, a água será bombeada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Manso, que integra o Sistema Paraopeba”. 

Continua o informe da Copasa: “Como principal obra estruturante para o enfrentamento da crise hídrica, a captação de 5.000 litros de água por segundo do Rio Paraopeba irá garantir o abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte para os próximos anos”, afirma a presidente da Copasa, Sinara Meireles. “No  período chuvoso, quando o Rio Paraopeba aumenta significativamente a sua vazão, será possível retirar menos água do reservatório do Sistema Rio Manso permitindo que ele se recupere”, explica.

A Copasa conclui o seu informe: “A viabilidade da obra está associada com a proximidade do Rio Paraopeba com o Sistema Rio Manso, a vazão disponível no curso de água e o aproveitamento das estruturas de tratamento existentes na ETA do Rio Manso. A conclusão da intervenção, que é um aditivo da obra de ampliação do Sistema Produtor Rio Manso, realizada por meio de Parceria Público-Privada (PPP) com a Odebrecht Ambiental -. Manso S.A, está prevista para a segunda quinzena de dezembro de 2015” (...) “Como esta obra será concluída no fim do ano, é importante que as ações de redução do consumo na Região Metropolitana de Belo Horizonte continuem. Queremos evitar o racionamento. Para isso, a participação da população será determinante”, assegura Sinara Meireles”. 

Veja o vídeo da obra da Copasa em Brumadinho: