Metrô BH/Contagem aumenta de 25 para 35 o número de trens e o número de passageiros vai de 230 mil para 340 mil/dia

04/09/2015 | Nossas cidades

Estão em fase final de testes os novos trens da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do metrô Belo Horizonte / Contagem. Com a expansão do número de trens, mais passageiros serão transportados por dia e será garantido um maior conforto para os usuários. As informações a seguir são do Portal da CBTU.  

Ao todo, a CBTU está investindo R$ 171,9 milhões na compra das novas composições. De acordo com o superintendente regional, Jorge Vieira, a chegada da nova frota reforça o compromisso da CBTU em aprimorar o atendimento à população mineira. “Os novos trens agregarão mais valor à operação do sistema, permitindo o aumento da oferta de lugares e levando muito mais qualidade, tecnologia, conforto e segurança aos passageiros”, enfatiza.

Com este investimento, a frota da CBTU Belo Horizonte passa de 25 para 35 trens e a expectativa da Companhia é transportar cerca de 50% a mais, em número de passageiros, saindo dos atuais 230 mil usuários/dia para cerca de 340 mil/dia.

Tecnologia e sustentabilidade: O design moderno do novo trem e o emprego de tecnologia sustentável são fatores característicos da nova frota. O sistema de iluminação conta com luminárias a LED que são mais eficientes, econômicas e duráveis que as lâmpadas convencionais. Sem divisões internas entre carros, os salões da nova composição são integrados, formando um amplo corredor entre um carro e outro.

Outros itens de série também aumentarão o conforto e a segurança dos usuários no interior dos trens, tais como sistema duplo de ar condicionado em todos os salões, janelas amplas e portas mais largas, com 1,6 metro cada. As composições são equipadas ainda com circuito fechado de câmeras de segurança, sendo quatro dentro do salão e uma na cabine, além de equipamentos externos para monitorar a via e a entrada e saída dos passageiros quando o trem estiver parado nas plataformas.

Mais acessíveis: No campo da acessibilidade, o novo trem conta com assentos preferenciais para gestantes, idosos, passageiros com necessidades especiais e área reservada para cadeirantes com cinto de segurança e rampa acessível para o embarque/desembarque de pessoas. Também haverá intercomunicadores adaptados aos cadeirantes.

Um mapa eletrônico informará, dinamicamente, por meio de indicadores luminosos, as estações percorridas e a próxima parada. Indicação luminosa, simultânea, com a campainha de portas, também alertará os deficientes auditivos. Nas extremidades de cada salão, painéis de LED indicarão data, horário, próxima estação e o respectivo lado de abertura das portas, além de mensagens pré-gravadas.

Mais comunicação: Outra novidade é o sistema de sonorização digital, que melhora a qualidade do áudio das mensagens sonoras transmitidas automaticamente aos passageiros, adequando continuamente o volume ao nível de ruído ambiente do salão. A composição também contará com oito monitores de vídeo, instalados em cada carro, que facilitarão a comunicação visual e a promoção de campanhas voltadas ao usuário.

Em caso de queda de energia, a iluminação e os equipamentos de segurança (rádio, sonorização, CFTV e comando de portas) serão alimentados ininterruptamente por baterias por um período de até três horas. As janelas basculantes nos salões dos carros serão automaticamente destravadas e uma mensagem digital, acionada pelo condutor, será emitida para cada salão, orientando os passageiros sobre o correto procedimento a ser adotado.

Com todos estes itens, os trens da CBTU Belo Horizonte ganharam muito mais tecnologia, segurança e conforto para os atuais e futuros usuários do Metrô da capital mineira.

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