
Sindicato dos Bancários de SP lança cartilha “Uma reforma tributária para melhorar a vida do trabalhador”
Qualquer projeto de desenvolvimento nacional passa hoje por diversos temas, dentre eles uma reforma tributária progressiva, que aumente a tributação da renda e da propriedade e reduza a tributação indireta embutida nos preços dos produtos, sobretudo aquela decorrente do ICMS, IPI e outros.
Na apresentação da cartilha, a diretoria do Sindicato dos Bancários de São Paulo afirma: “O Brasil passa por um momento de definições importantes. Neste momento nos perguntamos que rumos tomar, que políticas adotar, qual a estratégia ou o projeto capaz de nos colocar novamente nos trilhos do avanço social. A esquerda brasileira deve ter a coragem necessária para defender suas bandeiras históricas e as reformas necessárias para nos tornamos uma nação mais justa, igualitária e solidária. Reforma política que garanta maior controle e participação popular, democratização dos meios de comunicação, reforma agrária, expansão dos serviços públicos gratuitos e de qualidade, reforma tributária são exemplos de ações que devem ser articuladas na formação de uma estratégia nacional”.
O Sindicato conclui a sua apresentação: “Com o objetivo de retomar a centralidade destes temas o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região tomou a iniciativa de organizar uma série de debates começando pela Reforma Tributária. Esta cartilha organizada em parceria com o professor João Sicsú trata dos principais problemas e distorções do nosso sistema tributário e aponta soluções para que a cobrança de impostos seja progressiva, justa e gere recursos suficientes para o financiamento da estrutura econômica e social necessária para atingirmos um novo patamar civilizatório. Esperamos que a cartilha e os debates por ela suscitados sejam apenas o ponto de partida de mobilizações e articulações que possam culminar em proposta concreta de reforma tributária organizada em conjunto pelos trabalhadores e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos que mais necessitam”.
Veja, em pdf, a cartilha “Uma reforma tributária para melhorar a vida do trabalhador